Será que é Fake News? Como não cair no conto do Vigário

sexta-feira, outubro 19, 2018

Imagem retirada do site da BBC

Oi gente, tudo bem?✌

Vou te dizer uma coisa; em 25 anos de vida eu nunca li tanta mentira quanto tenho lido nos últimos meses. É impressionante como a internet tem sido celeiro de mentiras e desinformações. Chega a dar até nervoso!
Sinceramente, não consigo entender qual o prazer em enganar as pessoas! Ok, infelizmente eu sei que pelo poder, as pessoas fazem qualquer coisa 😔.
E também sei que em período eleitoral isso só tende a piorar. É triste demais, porém "C’ la vie!"

Mas o intuito do post de hoje, não é só me lamentar sobre as fake News, mas sim te ajudar a não cair nessa história para boi dormir (Nunca entendi essa expressão, mas gosto de usa-la hahaha).

Então vem comigo, que eu vou te ensinar a não cair nunca mais em fake News!


 1- Verifique a fonte: Tá no facebook e viu uma notícia que te chamou a atenção? 
Então preste atenção no nome do site que está compartilhando essa informação. 
É de um jornal conhecido e renomado? Ok, a chance de ser real é grande. Porém, é sempre bom verificar se essa notícia também foi publicada em outros locais!
Nunca ouviu falar no site em questão ou o site é famoso por postas fake news? Então a chance de ser fake é grande, hein! Tome cuidado!  

2- Pesquise se a notícia saiu em outros locais: Nunca se contente com apenas uma postagem sobre aquele assunto, pois a chance de você ser enganado é ENORME!
Dá um google na notícia e observe se foi postado em algum site/blog/jornal/revista relevante. Se a resposta for negativa. Então fique com a pulga atrás da orelha, pois existe 99% de chance de ser fake news. 

 3- Procure documentos que comprovem a veracidade: Se a questão for sobre política, é fácil ter acesso a documentos que comprovem a veracidade daquilo. 
Recebeu uma mensagem sobre um projeto de lei, mas não sabe se ele é real? É só jogar o número da pl no site da justiça e pronto! Você pode ver tudo sobre aquele projeto de lei, quem são os deputados responsáveis por ele e qual a atual situação dele na câmara. 
Então antes de sair por aí dizendo que fulano propôs uma pl em que todo mundo vai ter que se chamar “Sandra Rosa Madalena”, verifique se isso é real! 😊

4- Vídeos e fotos são sempre reais? :  Nem sempre vídeos e fotos são reais, bb! Existe edição para as duas coisas. E não precisa ser nenhum mestre da informática para fazer isso!  Qualquer um com um celular, pode colocar uma frase preconceituosa ou uma frase polemica na camiseta do outro e dizer que aquilo é real.

Então pra não ser enganado, procure saber onde foi feita aquela imagem (vídeo e foto), se existem outras fotos daquele mesmo dia e se existem outras postagens daquele vídeo ( com mais tempo de duração). 


 5- Seja um detetive: “Fulano disse na televisão que manga com leite faz mal, então é 100% verdade!”NÃO! Não mete o louco! 

Não é porque fulano disse “x” coisa na tv que faz com que “x” coisa seja real. Procure saber sobre aquele determinado assunto! 
No caso da manga com leite, pesquise o porquê dizem que faz mal. Quais são as propriedades dessas duas coisas e se juntas fazem mal... Ok, vamos ser menos utópicos!
Se você tá em dúvida sobre a procedência de um livro, procure saber sobre ele no local mais indicado, que é ... O site da editora, né?! 
Veja quem é o(a) autor(a), onde aquele livro foi escrito, para quem foi escrito e qual o contexto dele.



6- Desconfie de tudo e todos: Recebeu uma notícia no whatsapp? No facebook? Desconfie sempre! Por mais que pareça real e que você conheça a pessoa que lhe enviou, desconfie! 
As vezes a pessoa que enviou a fake news ou compartilhou, não é malvada ou possui a índole ruim. As vezes ela apenas foi uma vítima de fake news e saiu compartilhando sem nem saber nada sobre aquele assunto. 


 7- Tudo demais, exageros e hipérboles: As fake news geralmente vem carregadas de exageros. Quem nunca recebeu uma fake news dizendo que estavam distribuindo milhares de não sei o que... Gente, nessa hora a gente apela pro bom senso! Quem vai distribuir milhares de coisas pra alguém? “O governo tá distribuindo milhares de carteiras de motoristas, de graça!” MIGA SUA LOUCA! 
Pra que o governo vai doar carteira de motorista pra Deus e o mundo? Não tem verba nem pra doar caderno pras crianças, vai doar carteira de motorista? Pelo amor de God!
 É só seguir o pensamento que “quando a esmola é muita, o santo desconfia.”

 8- Ninguém sabe, ninguém viu: Sempre tem um áudio dizendo que mandaram fechar as lojas da cidade toda, que fulano amigo de beltrano disse x coisa, que o ciclano mandou o primo de sétimo grau passar a informação pro grupo do zap.... Gente, se não tem registro, se ninguém viu nada sobre aquilo, se ninguém ouviu e se você não conhece aquela pessoa que está no áudio... Não acredite de primeira! Pesquise pra ver se procede ou não! 

 9- Sem cabimento: Tem fake news que eu juro que não entendo como alguém cai! Gente, é sério que alguém acredita que a Pablo Vittar vai ter um filho do Lula e que ele vai se chamar Jesus? PELO AMOR DE DEUS! Uma frase dessa não tem nem cabimento! 

Pra não cair nessas fakes absurdas, é só filtrar a informação! Para e pensa: Faz sentido? Se não faz, é FAKE!
Se faz, vai pesquisar pra ver se é real ou não. Simples assim! 


 Enfim, o segredo para não cair em fake news é não ter preguiça!
É preciso SEMPRE pesquisar antes de postar. Sabe aquela velha história de : “Eu só abro a boca quando tenho certeza?” A vibe é exatamente essa! 😏

E aí gostaram do post?
Já caíram em fake news? Tem alguma dica pra não cair?

Conta pra mim!
Mil beijinhos e até a próxima!

You Might Also Like

1 comentários

Comentário(s)
1 Comentário(s)
  1. Love your post dear! If you want you can check out my blog.I write about fashion, beauty, and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!

    http://herecomesaajla.blogspot.ba/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário