4 Livros Interativos e Criativos

quinta-feira, abril 16, 2015


Nas prateleiras das livrarias físicas e virtuais, os livros interativos ganham mais destaque a cada dia. E se engana quem pensa que o público mais jovem, é quem os tem  procurado. Adultos das mais diversas faixas etárias, tem abraçado a ideia dos livros que fogem do padrão convencional.
A procura é feita por pessoas que desejam aguçar a criatividade, diminuir o estresse e trabalhar com atividades lúdicas.
Hoje, venho apresentar pra vocês 4 livros interativos que são bem diferentes um do outro.

1 Página de Cada Vez


Sinopse: Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página.” No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

Minha opinião: Uma Página de cada vez é um livro interativo e altamente reflexivo, não é apenas um livro feito para você "rasgar uma página e dar pro cachorro comer". Ele realmente faz com que você pense na sua vida e relembre algumas coisas.
É um livro leve, divertido e que com certeza faz com que seu tempo gasto se torne importante e útil.   Se eu recomendo? Lógico que sim! Pra qualquer pessoa que não tenha medo de conhecer a si próprio.





Onde encontrar: Submarino, Saraiva, Fnac e Lojas Americanas

 Jardim Secreto

Sinopse: Bem-vindo ao meu mundo secreto! Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas.
Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. “Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

Minha opinião: Sem dúvida nenhuma, esse livro é um dos mais procurados atualmente. As imagens para colorir são lindas, realmente inspiradoras e completamente relaxantes.
Recomendo para todos os dias, mas em específico para aqueles dias em que parece que tudo está dando errado. Esse livro talvez não resolva os problemas mas com certeza alivia a pressão.


Onde encontrar: Submarino, Saraiva, Lojas Americanas e Livraria da Travessa

Listografia

Sinopse: O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia. Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer?
Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. 


Minha opinião: Pessoal, divertido e reflexivo; sem dúvida nenhuma, essas seriam palavras perfeitas para descreverem esse livro. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de fazer listas para tudo, esse livro foi feito pra você. Agora se você assim como eu não tem muita paciência com listas... Não recomendo esse livro.

Onde encontrar: Saraiva, Submarino, Lojas Americanas e Cultura

 Destrua este diário

Sinopse: Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir. 

Minha Opinião: Sem dúvida nenhuma, esse é o livro interativo mais famoso e que conquistou fãs pelo mundo todo. É um livro que gosto bastante pois trabalha muito com o lúdico, porém confesso que tem fases que acabo me "irritando" um pouco com ele e acabo esquecendo no fundo da prateleira de livros. Ok, confesso é que tenho preguiça de destruir o livro. rs
Ou melhor, tinha! Pois agora vou fazer as destruições junto com vocês. Inclusive, já postei o primeiro vídeo sobre a destruição. Pra assistir é só apertar o play!




E aí, gostaram do post?
 Já conheciam esses livros?
Contem pra mim!
Beijos e até a próxima!

You Might Also Like

5 comentários

Comentário(s)
5 Comentário(s)
  1. Oi Luisa, estou querendo comprar o Livro do Bem para mim e também é interativo e comprar o Jardim Secreto para dar de dia das mães para minha mãe, ela é professora de artes, então acho que ela vai amar.

    http://www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainan!
      Menina, estou LOUCA por esse livro. Parece ser incrível.
      Que legal, com certeza ela irá amar!
      Beijos

      Excluir
  2. Adoreii as dicas flor!

    Ótima Sexta =)

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Tenho Jardim Secreto e Floresta Encantada. De início saí pintando tudo, as coisas fluíram bem e aí os lápis começaram a acabar y.y #chateada.
    O Destrua Este Diário era um dos livros que eu mais queria. Ganhei e acabei me decepcionando. Se fiz 5 páginas foi muito :(.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário