Na Real- Janeiro 2013

segunda-feira, janeiro 28, 2013



Oi galera! Tudo bem?

Depois de muito suspense e muito atraso (Sorry!)
Vamos dar o ponta pé inicial ao “Na Real 2013”

Bom, a pergunta que enviei para os “nossos” meninos foi a seguinte:

Estamos em época de início de semestre nas faculdades e universidades. Sabemos que atualmente o 
número de vestibulandos aumentou muito e o mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo.
Como você enxerga isso? Já decidiu qual carreira irá seguir? Qual a importância financeira na hora de sua escolha profissional?"


E as respostas foram:
 Para quem acha desesperador encarar um concurso, um vestibular ou algo desse tipo não, sabe como é a sensação de estar na metade do curso superior e olhar pra frente e não fazer ideia do que vai fazer quando terminar o curso.
O dinheiro é uma das questões mais preocupantes, mas no meu caso não a principal por que me preocupo mesmo é em estar fazendo algo que me realiza, estar em um lugar onde eu esteja feliz e satisfeito, creio que quando agente faz o que gosta, fazer o melhor passa a ser um prazer e não um desafio, assim ganhar dinheiro fica fácil, a questão é encontrar esse porto seguro, onde você vai se sentir bem mesmo que não ganhe tanto quando esperava.
se eu conseguir encontrar um oficio que me dê estabilidade suficiente para manter minha futura família de forma segura e confortável sem faltar a educação o lazer e coisas desse tipo pra mim já é o suficiente.
(Dérick )




  Eu enxergo como um processo evolutivo no pais, porque mais pessoas entrando em faculdades e universidades, significam mais pessoas qualificadas. Não vejo como um grande desafio, pelo fato de que só consegue algo quem realmente deseja ter esse algo, então a questão e dar o melhor sempre. Bom, eu quero e vou me forma em ciências contáveis , administradão e direito. Não pelo dinheiro mas sim pela paixão que tenho em relação a esses cursos, acho que as pessoas deveriam focar mais no que elas realmente amam e não no que dá mais dinheiro, isso só traz trabalhadores incompetentes e com poucas chances de um futuro digno.
(Ramon)





  
Realmente hoje em dia o mercado de trabalho está muito competitivo, não que antes não fosse assim... mais hoje em dia está muito mais.
É difícil um jovem saber o que ele quer do futuro dele.
Alguns dizem "quero ter muito dinheiro", mas não sabem o que vão fazer, se é uma faculdade, um curso técnico... e acabam perdendo tempo.

Eu sempre quis ser um engenheiro químico e é essa meta que eu vou seguir
Me tornar um engenheiro e fazer a diferença.
(Ricardo)




Apesar do crescimento aparente de vagas no mercado de trabalho, a concorrência e o que se é exigido pelas empresas começaram a se elevar à proporções absurdas; Quanto a minha carreira eu escolhi Informática e tecnologias, pois é algo com o que eu me identifico; Não vejo muita coisa nesse negócio de dinheiro -kkk - pra mim ele é tipo um papel colorido que dá pra trocar por coisas legais! rsrs.

 (Victor)








Pessoalmente, eu considero a competitividade no mercado de trabalho atualmente como uma guerra de valores e nomes. Mas como assim? Simples... Existem aqueles que buscam se formar em profissionais capazes, e aqueles que dizem que estudam ou estudaram. E a procura por estes profissionais que tem sido algo a se preocupar, principalmente para jovens que procuram realmente serem excelentes profissionais naquilo que procuraram exercer como profissão.


  Expondo isso de uma forma clara, cito um exemplo que acontece muito na atualidade: O Fulaninho A, que embora tenha se formado na Faculdade A, que não possui muito renome por ser particular, se emprenhou bons anos para se tornar um profissional capacitado e talentoso, e o Fulaninho B, que se formou na Faculdade B, sendo a melhor do estado graças a sua boa condição financeira, mas na verdade, empurrou toda sua faculdade com a barriga, sendo aprovado por pouco. No entanto, mesmo sendo mais capacitado que o Fulaninho B, o Fulaninho A corre um sério risco de ser simplesmente ignorado pelas empresas contratantes infelizmente. Entendo que não há como se ir testando candidato por candidato para se ver quem é mais capaz, mas acho que ter um certo preconceito com certas faculdades não é bem uma coisa boa.


Eu estou vivendo este dilema atualmente, eu pretendo me formar como Arquiteto Urbanista e posteriormente fazer Pós-Graduação em Designer de Interiores, e estou concorrendo a vagas para bolsas de estudos. Mas graças ao grande e infalível sistema de correção de redações do Enem, fui extremamente prejudicado e não pude decorrer a tempo, causando uma média abaixo, e me colocando a uns bons pontos abaixo do que eu realmente queria...
Pessoalmente, não escolhi a carreira que escolhi por questões financeiras ( como tem acontecido com a enxurrada de aspirantes a engenheiros que simplesmente desistem do curso ). Nunca me iludi com uma carreira apenas pelo sonho de ser rico e bem sucedido. É claro que penso nisso, mas acho mais viável fazer-lo de um modo que eu ache melhor fazendo algo que eu realmente goste, e não por ser uma profissão que "dê grana fácil"...


(Raphael)



E aí gostaram das respostas? Envie as suas perguntas também. Beijos e até a próxima!

You Might Also Like

7 comentários

Comentário(s)
7 Comentário(s)
  1. oi linda muito legal seu blog
    obrigada por visitar o meu
    volte sempre
    bjus!!!

    http://monytavares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado.
      Pode deixar que volto sim.
      beijinhos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. amei seu bloggg!!!
    http://www.barbien.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das respostas !

    Está rolando um super sorteio lá no blog !

    O 1° do ano !!!

    UM KIT DE PINCÉIS ZOREYA E UMA PALETA DE SOMBRAS JASMYNE 3D

    Você não pode ficar de fora heim!

    Beijinhos linda!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pode deixar que vou participar.
      beijinhos

      Excluir

Deixe seu comentário